INDÚSTRIA INOVAÇÃO ECONOMIA
17/11/2023 - 12:00

Carlos Henrique Passos toma posse como presidente da FIEB

O empresário vai dirigir a Federação no período de 2023 a 2026, em substituição a Ricardo Alban, que assumiu a presidência da CNI

17112023VP074-edited-1536x864.jpg

Reforçar o papel da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) como indutora de desenvolvimento do estado, apoiar a promoção de ações de fortalecimento das cadeias produtivas, dar continuidade ao processo de interiorização do Sistema FIEB e apoiar as micro e pequenas indústrias baianas.

Tendo estas prioridades como eixo da sua gestão, o empresário Carlos Henrique Passos tomou posse, nesta sexta-feira, 17.11, às 19 horas, como novo presidente da FIEB para o período de 2023-2026. Ele substitui Ricardo Alban, atual presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Passos foi escolhido para o cargo em julho deste ano pelo conselho de representantes da entidade e, até o dia 31 de outubro, respondeu como presidente em exercício da Federação.

PARCERIAS

A solenidade de posse foi realizada na sede da FIEB e contou com a presença de autoridades, dirigentes da casa, empresários e convidados. Durante a cerimônia, foram também empossados novos diretores da FIEB, com a entrada de Renata Lomanto e Benedito Almeida Carneiro Filho, na vice-presidência, e Hilton Barbosa Lima e Paulo Cintra, como diretores titulares.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, o presidente Carlos Henrique Passos tem como atributos a competência e a capacidade de diálogo. “Temos a expectativa de ajudá-lo e vamos estar juntos”, destacou. O governador lembrou que a FIEB e suas entidades têm diversas ações em parceria com o governo do estado, a exemplo da proposta de realizar o Mapa do Hidrogênio Verde, dentre outros, tanto na Região Metropolitana de Salvador como no interior do estado. “A relação do governo com a Federação é muito forte, muito adensada e tenho certeza que o fortalecimento da inovação tecnológica está na mente do novo presidente e nós vamos caminhar juntos”.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, destacou que a FIEB está em boas mãos sob a liderança de Carlos Henrique Passos.  “Nada melhor para a indústria do que ter à frente da nossa representação institucional alguém que sente no dia a dia o que é a indústria, a realidade daquele setor. Carlos Passos vai dar o melhor dele à frente da gestão da FIEB”, disse.

17.11.2023-Posse-Carlos-Henrique-Passos-Foto_Valter_Pontes_Copeprhoto_Sistema_Fieb-64-1024x737.jpeg

O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Viana, destacou “a alegria de representar o Legislativo do Estado da Bahia ao lado desses homens e mulheres que tanta riqueza geram para a Bahia e para o Brasil e sabemos como é desafiador produzir neste país. Carlos Henrique Passos está sucedendo a Ricardo Alban, que agora está à frete da CNI, e desejamos sucesso. A Assembleia estará ao lado dele”.

Luiz Carreira, secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador, representou o prefeito Bruno Reis na solenidade. Ele destacou que a prefeitura já mantém parceria de longa data com a Federação das Indústrias, que inclui a implantação de uma escola digital, no Centro Histórico, em parceria com o Cimatec e a FIEB, além de programas de qualificação profissional em parceria com o SENAI, dentre outras iniciativas, no campo de formação de startups e ressaltou que esta parceria estará sempre aberta. A prefeitura sempre tem buscado a Federação para os apoiar na elaboração e preparação de diversos projetos.

Sobre o novo presidente da FIEB, ele destacou que: “Carlos Henrique assume a FIEB num momento oportuno para dar continuidade ao excelente trabalho iniciado por Ricardo Alban. Ele que tem um currículo exemplar, é um empresário bem-sucedido e tem a capacidade intelectual necessária para exercício desse cargo. Ele reúne qualidades que farão dele um bom líder da Federação das Indústrias”.

17.11.2023-Posse-Carlos-Henrique-Passos-Foto_Valter_Pontes_Copeprhoto_Sistema_Fieb-77-1024x683.jpeg

INDUTORA

Um dos objetivos do novo presidente da FIEB até 2026 é promover ações de fortalecimento das cadeias produtivas, constituindo encadeamentos suplementares ou complementares para atender as grandes indústrias. O estímulo ao encadeamento produtivo também contribui para aumentar a competitividade e a competência tecnológica das micro e pequenas empresas, fortalecendo, consequentemente, no médio e longo prazo, a economia local.

De acordo com Carlos Henrique Passos, as entidades que compõem o Sistema Indústria na Bahia – Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), SENAI Cimatec, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) – podem ampliar ainda mais a sua atuação, a fim de contribuir para o desenvolvimento da indústria baiana e da economia do estado.

Em seu discurso, Carlos Henrique Passos reiterou seu compromisso para com a indústria. “Tenho o dever de assegurar que o Sistema FIEB continue cumprindo a sua missão de contribuir para o desenvolvimento da indústria da Bahia, com foco na busca da competitividade”, destacou.

Ele falou também do compromisso de preservar uma governança executiva profissional no Sistema FIEB. “Esse é o grande legado que recebo e tenho a missão de mantê-lo, preservando a profissionalização da gestão da Federação e de suas entidades”, acrescentou.

Carlos Henrique Passos lembrou, ainda, da força das entidades que, dentro das suas áreas específicas de atuação, têm apoiado as empresas industriais a se tornarem mais competitivas, produtivas e relevantes no cenário atual. “Por sua importância e capacidade de realização, o Sistema FIEB é o vetor que pode levar a nossa indústria para um patamar mais avançado”, ressaltou.

SOBRE AS ENTIDADES DO SISTEMA FIEB

Veja mais fotos da cerimônia de posse no Flickr/SistemaFIEB