ASSOCIATIVISMO INDÚSTRIA
21/12/2023 - 15:50

Projeto Trilha Associativa encerra segundo ciclo de atividades

211223-Encerramento-II-Ciclo-Trilha-Associativa.jpg

Cerimônia de encerramento reuniu representantes de sindicatos na FIEB.
Foto: Divulgação FIEB

Com mais de 30 sindicatos industriais atendidos, o Projeto Trilha Associativa encerrou o segundo ciclo de atividades em um evento na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), o projeto ampliou o escopo em 2023, contemplando sindicatos do interior do estado.

Na abertura do encontro, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, falou sobre o Trilha Associativa. Assista:

O projeto apoia os sindicatos em eixos estratégicos: Mentoria, Associativismo Empresarial, Ciclo de Formação de Jovens Lideranças e Defesa de Interesses. “O Trilha Associativa foi idealizado com o objetivo de apoiar os sindicatos empresariais na busca por um novo modelo de atuação, focado na gestão, especialmente depois que a contribuição sindical passou a ser facultativa”, destacou Manuela Martinez, da Gerência de Relações Sindicais (GRS) da FIEB, responsável pela iniciativa.

No primeiro ciclo, realizado em 2022, o foco foi na organização das estruturas dos sindicatos, com ações para a gestão e atualização da base de empresas associadas. Nesta segunda etapa, as atividades foram voltadas para a sustentabilidade dos sindicatos, apresentação de serviços para as empresas associadas e articulação mais próxima com as entidades do Sistema FIEB.

Com 25 anos de experiência na área de associativismo empresarial, o consultor do projeto, Amir Kauss, explicou que o modelo de atuação do Trilha Associativa é simplificado e adequado à realidade dos sindicatos. “Elaboramos planos de ação de acordo com as características e necessidades de cada sindicato, incluindo ações estratégicas que possam contribuir para o fortalecimento da atuação dos sindicatos, para a sustentabilidade e atração de novas empresas associadas”, pontuou.

No evento, o consultor mediou um bate-papo com representantes dos sindicatos atendidos pelo Trilha Associativa, que falaram sobre a experiência com o programa. Presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (SINDVEST), Hari Hartmann destacou a importância do projeto para a motivação e apoio aos executivos sindicais. “A motivação dos executivos é fundamental para que os sindicatos consigam atrair novas associadas, mostrando as nossas entregas”, comentou.

Quem também destacou a importância do programa para as entidades sindicais da indústria foi João Baptista Ferreira, vice-presidente do Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb). “O Trilha foi um grande diferencial para que nosso sindicato pudesse ter um crescimento, nos mostrou como podemos proceder para que os nossos sindicatos tenham mais sucesso. Agradeço à FIEB por esse trabalho desenvolvido para que os sindicatos possam aprimorar sua atuação”, disse.

Futuro dos sindicatos

O evento de encerramento do Trilha Associativa contou, ainda, com palestra do advogado e consultor trabalhista Eduardo Pastore, que falou sobre as perspectivas para os sindicatos empresariais. “O desafio que os sindicatos têm, todos eles, é sobreviver dentro de um sistema que foi profundamente alterado pela Reforma Trabalhista, em 2017, que tornou facultativa a contribuição sindical. A partir de então o financiamento da entidade sindical ficou comprometido”, disse.