ASSOCIATIVISMO NEGÓCIOS INDÚSTRIA
29/01/2024 - 15:00

Representantes da FIEB visitam empresas no extremo sul da Bahia

Fotos-visitas-extremo-sul-3-1024x768.jpeg

Representantes da FIEB visitaram cinco empresas do extremo sul da Bahia. Foto: Divulgação

Cinco empresas do extremo sul da Bahia receberam a visita de representantes do Sistema FIEB entre os dias 23 e 26 de janeiro.  A agenda deu início a um novo projeto da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para reforçar o trabalho de aproximação da instituição e das entidades que a integram – SESI, SENAI, IEL, CIMATEC, CIEB – com as empresas industriais do interior do estado.

Nos encontros, foram apresentados os produtos e serviços oferecidos pelo Sistema FIEB para apoiar a competitividade da indústria, nas áreas de Educação e Qualificação Profissional, Capacitação Empresarial e Saúde Segurança do Trabalho.

“Essa iniciativa vai fortalecer a relação entre o Sistema FIEB e as empresas do interior do estado, contribuindo para uma atuação mais assertiva, focada nas especificidades locais, buscando apoiar as indústrias nos desafios enfrentados”, destacou o superintendente da FIEB, Vladson Menezes.

O executivo visitou as empresas acompanhado pela gerente de Relações Sindicais da FIEB, Manuela Martinez, do gerente do SESI, Alexandre Regis; do gerente do SENAI, Evandro Oliveira, da coordenadora do IEL, Tamiris Lima, além de Poliana Silva, do Núcleo de Serviços FIEB-Sebrae e da coordenadora de curso do SENAI, Andressa Lima de Araujo.

Entre as empresas visitadas está a Suzano, do segmento de celulose. Situada no município de Mucuri, a indústria emprega mais de 1.800 pessoas. “A visita dos representantes da FIEB a nossa unidade de Mucuri foi muito produtiva. Essa interação entre FIEB e Suzano é importante para o entendimento de desafios e oportunidades regionais do setor. A partir deste diálogo, ficamos com ótimas expectativas de mais parcerias estratégicas futuras que beneficiarão toda a região do extremo sul”, avaliou o gerente de Relações Corporativas da Suzano, André Brito.

Em Eunápolis, os representantes do Sistema FIEB estiveram na empresa Cesconetto, que produz mais de 20 milhões de ovos por mês e emprega 540 funcionários; além da Veracel, que tem mais de mil colaboradores. “A Veracel vê com muito bons olhos essa iniciativa. O relacionamento fica mais fácil a partir do momento em que a equipe do sistema FIEB entende a necessidade do nosso negócio, vê a abrangência da nossa atuação e o quanto a gente contribui para a região”, ressaltou o diretor industrial da Veracel Celulose, Ari Medeiros.

O empresário Erivelto Carlette, diretor da Alluny Cosméticos, de Itabela, também acredita que a iniciativa vai contribuir para o aumento da competitividade. “Na visita os representantes do Sistema FIEB puderam verificar de perto as nossas demandas. O encontro foi muito produtivo e com certeza vamos colher bons frutos”, comentou.

Já no município de Medeiros Neto, a comitiva visitou a agroindústria Usina Santa Maria, que conta com mais de 2.200 funcionários. Voltada para produção de etanol, a empresa está em fase de expansão com uma nova fábrica para produção de açúcar. Desde o ano passado, cerca de R$ 150 milhões foram investidos na nova planta e em uma usina termelétrica.

“Esse trabalho de interiorização é importante para que a gente possa conhecer melhor de que forma o Sistema FIEB pode contribuir para apoiar nossa empresa”, disse o presidente da empresa, Luiz Carlos Queiroga Cavalcanti.

A programação incluiu, ainda uma reunião com representantes da Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul (ADEX).