POR: FIEB
Como parte da estratégia de interiorização das suas ações, o Sistema FIEB realizou, nesta sexta-feira (25), em Juazeiro, a Agenda da Indústria. Com a presença do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos e dos executivos da Federação, SESI, SENAI, Cimatec, e IEL, o evento reuniu empresários, representantes de entidades ligadas ao setor produtivo e de universidades, além de lideranças locais.
O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, conversou com empresários e lideranças, além de apresentar a atuação do Sistema Indústria. Fotos: Gilson Pereira/Coperphoto/Sistema FIEB.
Na ocasião, foram apresentados os serviços oferecidos pelas entidades do Sistema Indústria, mas principalmente ouvidas as demandas das empresas da região. “Nossa visita aqui é a continuidade da interiorização. Queremos potencializar o uso do Sistema FIEB. A presença das lideranças da cidade e municípios vizinhos nos traz esperança, através do compromisso dessas pessoas, interessadas em desenvolver a região”, afirmou o presidente da FIEB.
Ele mencionou alguns dos desafios que a indústria baiana tem em comum, entre eles as questões fiscais e tributárias, a administração dos distritos industriais, o fornecimento e a qualidade da energia elétrica e a continuidade da operação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que está em processo de antecipação de renovação da concessão.“Os problemas são muitos e temos atuado, dentro dos nossos limites, para ajudar a resolvê-los, mas precisamos que os empresários participem, estejam juntos nesta atuação. Assim, teremos mais força”, pontuou Carlos Henrique Passos.
Os empresários presentes no evento foram unânimes quanto à péssima situação do Distrito Industrial do São Francisco (Disf), que sofre com falta de infraestrutura, abandono e desvio de função, tornando-se área de descarte, sem qualquer tipo de fiscalização. “Pagamos os impostos, somos cobrados, e não temos uma lâmpada funcionando. O Distrito virou uma área qualquer, onde temos shopping, supermercado”, denunciou o presidente do Disf, Nilton Sampaio.
Carlos Henrique Passos com os prefeitos eleitos de Paulo Afonso, Mário Galinho (à esquerda na imagem), e de Juazeiro, Andrei da Caixa.
Presente na Agenda, o prefeito eleito de Juazeiro, Andrei da Caixa, anunciou que a área estará contemplada com um investimento futuro de R$ 23 milhões, pelo governo do estado, e passará por revitalização. “O Distrito é a base produtiva desta cidade e vive com buracos e no escuro. Este ano teremos licitação para revitalização. O governo se comprometeu e vamos cobrar, e contamos com o Sistema FIEB, que já tem nos ajudado com educação, tecnologia e desenvolvimento”, disse.
O prefeito eleito de Paulo Afonso, Mário Galinho, também presente, anunciou que o município quer se conectar com o Sistema FIEB para alavancar o desenvolvimento da região. “Vimos a estrutura e a importância desta estrutura. Queremos levar para a nossa cidade”.
e do SENAI Norte com o analista de RH da ERO Brasil Caraíba, Paulo de Tarso, ao lado da unidade móvel, que vai atender a empresa com treinamentos in loco.
Parcerias – No encontro, representantes de empresas que já contam com os serviços e atendimentos do Sistema FIEB aproveitaram para falar sobre essas parcerias. Paulo de Tarso, analista de RH da ERO Brasil Caraíba, contou sobre a longa parceria com o SENAI Bahia. “Já trabalhamos juntos há muito tempo, desde o EJA, jovens aprendizes, e treinamentos técnicos, de segurança, e agora estamos com esta unidade móvel para treinamentos de resgate, isso é muito importante para a nossa empresa”, disse.
Joaquim De Carli, superintendente de RH da Agrovale, garantiu que a empresa vai continuar a atuar junto com o Sistema FIEB, modernizando os programas de Jovem Aprendiz e capacitações e atualizações de seus colaboradores. “Queremos trazer cada vez mais tecnologia e novos conhecimentos para a força de trabalho e SESI, SENAI e IEL vão nos ajudar muito neste processo”, afirmou.
O superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, o empresário Saul Possidônio, e o presidente Carlos Henrique Passos, na assinatura do contrato para o programa APS.