POR: FIEB
Encontro do setor produtivo: Kelsor Fernandes (Fecomércio), Carlos Henrique Passos (FIEB), Franklin Santos (Sebrae) e Humberto Miranda (FAEB) formalizam lançamento da Feira. fotos: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.
Sétimo maior PIB do Brasil, com R$ 307,3 bilhões e principal economia do Nordeste, a Bahia tem a indústria como um dos seus vetores de crescimento e desenvolvimento. Responsável por contribuir com R$ 76,5 bilhões na formação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, a indústria baiana, que representa 3,8% da indústria nacional e emprega mais de 457 mil trabalhadores, lançou nesta quinta-feira, 21.11, a INDEX – A Feira da Indústria da Bahia 2025.
Uma realização da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Bahia (Sebrae/BA) a INDEX – A Feira da Indústria da Bahia 2025, acontecerá de 27 a 29 de agosto de 2025, no Centro de Convenções de Salvador.
A INDEX tem como objetivo destacar o papel vital que a indústria desempenha na economia do nosso estado e de promover um ambiente propício para o surgimento de novas ideias, a formação de parcerias estratégicas e a geração de negócios. “Será uma feira multisetorial, então teremos a oportunidade de todos os setores da indústria participarem, fomentando negócios, divulgando suas marcas ou se apresentando diretamente às pessoas. Nosso objetivo é aproximar a indústria da sociedade baiana, contribuindo para esta conexão e dinamismo econômico”, explica Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB.
Lançamento da Feira da Indústria aconteceu na sede da FIEB, nesta quinta-feira.
Para o diretor Técnico do Sebrae/BA, Franklin Santos, a realização da INDEX é uma grande oportunidade para as empresas, especialmente as de micro, pequeno e médio portes, de encontrarem novos públicos. “De forma geral, elas encontram dificuldades de ter um espaço para expor seus produtos, aqui em Salvador, que tenha fluxo suficiente de pessoas com potencial de compra. Na Feira será possível mostrar tudo que uma boa indústria baiana é capaz de produzir”, afirmou. Ele projeta que o evento vai reunir pelo menos 200 micro e pequenas indústrias entre aquelas que o Sebrae a FIEB já apoiam.
O evento terá como organizadora a Bahia Eventos, de quem a FIEB e o Sebrae, entre outras entidades, já parceira na ConstruNordeste. Para o head da Bahia Eventos, Bruno Portela, a feira da Construção Civil foi uma experiência que preparou terreno para a Feira da Indústria. “Demonstrou o quanto a Bahia está pronta e necessita de eventos B2B. Então, a gente precisa precisa de eventos que fortaleçam o setor produtivo. A capital não seja de ser um hub, que já concentra os debates de temas relevantes para todo o setor no estado. Acreditamos que a INDEX será um sucesso, assim como tem sido a ConstruNordeste”, avaliou.
Indústria – Essencial ao crescimento econômico, a indústria gera empregos, impulsiona o empreendedorismo e melhora a qualidade de vida da população ao estimular a inovação. Indústria da construção (20,1%), serviços industriais de utilidade pública (19,6%), derivados de petróleo e combustíveis (15,5%), indústrias química (8,9%) e de alimentos (6,3%) são os principais segmentos e representam 70,4% da indústria do estado.
A INDEX foi pensada para oferecer uma programação que inclui uma agenda de palestras, workshops e painéis, com a proposta de explorar tendências e tecnologias inovadoras para o setor industrial. O foco é também debater temas de interesse? para o setor da Indústria, como produtividade e inovação?, sustentabilidade e alternativas energéticas, dentre outros tópicos relevantes para o setor.